Em Brasília

A Mostra de Cinema Francófono vai movimentar o Cine Brasília de 18 a 23 de março, em uma verdadeira maratona: nove filmes em seis dias. São produções de diferentes países, entre longas de ficção, um documentário e um curta de animação. Todos legendados em português e com entrada franca.

O Cine Brasília também será palco da exposição “Parece que algo está acontecendo”, organizada pela Bélgica, berço de grandes autores de histórias em quadrinhos. A exposição, gratuita, estará aberta ao público no hall do Cine Brasília de 11 a 23 de março.

Os eventos da francofonia são organizados pelas embaixadas francófonas presentes na capital em parceria com a Coordenação de Audiovisual, COAVI, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Atrações


Programação



EXPOSIÇÃO: Parece que algo está acontecendo

A exposição reúne trabalhos da nova geração que traz um olhar diferente para os quadrinhos, levantando questões políticas e sociais. A exposição, gratuita, estará aberta ao público no hall do Cine Brasília de 11 a 23 de março.

DATA: 11 a 23 de março | 14h às 23h

LOCAL: Hall do Cine Brasília – SHCS EQS 106/107 – Brasília

Entrada gratuita


CINEMA: Mostra de cinema francófono

DATA: 18 a 23 de março (confira programação)

LOCAL: Cine Brasília – SHCS EQS 106/107 – Brasília

Entrada gratuita

Página da programação


Café Científico “Mercúrio à vista: uma questão ambiental e de saúde”

DATA: 24 março | 19h às 20h30
LOCAL: Aliança Francesa de Brasília | SEPS 708/907 C. A – Asa Sul
Entrada livre

Inscreva-se aqui

O mercúrio é um metal altamente específico com um ciclo complexo. Naturalmente presente no ambiente, atividades humanas, como a mineração ilegal de ouro, causa concentrações anormais em ambientes aquáticos, uma poluição que levanta a questão da saúde dos ecossistemas e da saúde humana. As notícias do início deste ano em relação ao garimpo, mostram quanto este assunto é atual e sensível no Brasil. Por ocasião do 1º Café Científico deste ano e a fim de compreender os mecanismos da poluição por mercúrio e as consequências para o meio ambiente incluindo as pessoas, recebemos Patrick Seyler, Geoquímico, diretor de Pesquisa no IRD, na comunicação “Mercúrio à vista: uma questão ambiental e de saúde”.

A inauguração no 24 de março do Ciclo 2022 dos Café Científicos é uma grande alegria para todos! Queremos receber você nas melhores condições possíveis, e isso não vai sem as devidas precauções. Por isso solicitamos que dedique 2 minutos do seu tempo para preencher este formulário

SOBRE O CAFÉ CIENTÍFICO
Organizado pela Aliança Francesa de Brasília (AFB), a Embaixada da França e o Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), o evento será presencial e o seu formato dinâmico vai d


Concours de la Plume d’or 2022

DATA: 24/03

INSCRIÇÕES ATÉ: 23/03

LOCAL: Prova presencial na Aliança Francesa de Brasília

Inscreva-se aqui

Na Semana da Francofonia 2022, a AF Brasília lança dois desafios linguísticos, por meio do concurso Plume d’Or. A iniciativa é inspirada na versão realizada pela associação “Défense de la Langue Française” desde 2000, em aproximadamente 800 Alianças Francesas pelo mundo. Todo o processo será exclusivo e gratuito para estudantes de nível B1+, regularmente matriculados na AF Brasília.

A premiação será dividida em duas categorias: “Melhor nota em conhecimentos de gramática” e “Originalidade na redação”. Os três primeiros colocados concorrem em nível mundial, valendo uma viagem para Paris! E os dois primeiros ganham também uma bolsa integral válida por um semestre, para continuar os estudos na AF-BSB.

Inscrições até 23/03 e prova presencial marcada para o dia 24/03, às 18h30.
O resultado será publicado no dia 31 de março. Desafie o francês que há em você!


Mur de la francophonie | Parede da francofonia

Inscrições: até 25/03

Inscreva-se aqui

O Espaço da Aliança Francesa de Brasília se transformou num convite para a manifestação artística urbana.

Na semana da Francofonia, pretendemos pintar mais uma tela do Espaço Cultural, agora com a temática do nosso evento mais importante: a pluralidade da cultura francófona!

Se você é artista no DF, envie sua proposta para transformar a parede do Departamento de Comunicação e Cultura da AF Brasília numa mensagem sobre diversidade cultural (foto no formulário). A Aliança Francesa de Brasília irá oferecer R$ 1.000,00 (mil reais) de cachê + a compra do material necessário para a produção.

COMO PARTICIPAR?
Preencha o formulário de inscrição com a sua proposta e um arquivo de imagem referente ao esboço até o dia 25 de março.

O resultado será divulgado no dia 31 de março.


Mostrinha de Cinema Infantojuvenil 

DATA: 26/03 | sessões às 10h30 e 16h

27/03 | sessões às 10h30 e 16h

LOCAL: Auditório da Aliança Francesa de Brasília | SEPS 708/907 C. A – Asa Sul

Inscreva-se aqui

A Mostrinha de Cinema Infantojuvenil, realizada pela AF Brasília, em parceria com a Embaixada da França no Brasil e o Instituto Francês, traz títulos do catálogo de filmes do IF Cinéma. O público jovem poderá assistir aos filmes com entrada franca no auditório da Aliança Francesa, na Asa Sul, seguindo o protocolo de proteção contra a COVID-19. Serão quatro sessões diferentes durante o fim de semana, de manhã e à tarde. No sábado, 26 de março, às 10h30, a tela da Mostrinha exibirá “Kirikou et La Sorcière”; às 16h, será a vez de conhecer de Ady, com o filme “Wallay”. No domingo, 27 de março, às 10h30, o público voará com Darius, na aventura “Gus petit oiseau, grand voyage”; e para encerrar, às 16h, Tom enfrentará os desafios da adolescência em uma nova escola, no filme “Un Vrai Bonhomme”. Todos os filmes são legendados em português.

Modalidade: Presencial, no auditório da AF Brasília

Idioma: Francês, com legendas em português