Eventos online

Nesta Francofonia, instituições das mais diversas regiões brasileiras propõem atividades virtuais, gratuitas e com acesso democrático

Se conecte e acompanhe a Francofonia de onde estiver.


VOCÊ SABIA? | Curiosidades dos países que falam francês

A Francofonia está incorporada em uma infinidade de culturas diferentes. Neste vídeo, você vai descobrir algumas curiosidades dos países que falam francês! Bélgica, Canadá, França, Luxemburgo e Suíça falam sobre sua história, sua cultura e sua gastronomia.


Atrações


Programação


Encontro FRANMOBE – francês para mobilidade acadêmica

Data: 16 de março de 2022

Horário: 9H30

Local: Youtube IFprofs Brésil (https://www.youtube.com/channel/UCPqH9ChDpuCnzj3Vc_zRTxw)

Franmobe é um curso de francês que procura acompanhar o estudante na idealização, construção e avaliação do seu projeto de mobilidade acadêmica junto a uma universidade francesa ou francófona. Esse curso busca otimizar as chances de uma integração bem-sucedida do estudante em meio acadêmico e na vida cotidiana nos países de língua francesa.

Ao longo desse encontro, teremos a honra de contar com a presença do Christian Puren. Ele abrirá o seminário com a conferência de apresentação « FRANMOBE, um dispositivo para a mobilidade francófona » no dia 16 de março a partir das 9h30. Essa conferência sera transmitida ao vivo no canal Youtube IFprofs Brésil.




Conversa sobre o Cinema Canadense Francófono Contemporâneo

DATA: 17/03 | 17h

LOCAL: Youtube da AF Curitiba

No primeiro dia de programação da Semana da Francofonia AF Curitiba, a pesquisadora e crítica Emanuela Siqueira e o professor e crítico Filippo Pitanga vão conversar sobre os filmes falados em língua francesa que o Canadá está produzindo nos últimos anos. Partindo de realizadores distintos, em termos formais e estéticos, o atelier abordará as características do Cinema Canadense Francófono Contemporâneo. O evento é gratuito, virtual e será exibido no YouTube da AF Curitiba


Hackathon Enchanté(e)

DATA: 18/03 | 18h

LOCAL: Site Hackathon Enchanté(e)

Inscreva-se

O Hackathon Enchanté(e) é uma maratona de programação de computador destinada a promover a língua francesa e as culturas francófonas através da tecnologia. Doze equipes de cinco membros terão 36 horas para encontrar uma solução tecnológica para um desafio relacionado à língua francesa. O resultado será conhecido no domingo 20 de março.


Atelier sobre a diversidade do francês falado no Canadá

DATA: 18/03 | 19h

LOCAL: Youtube da AF Curitiba

O Canadá possui dois idiomas considerados oficiais: o inglês e o francês. Entre o francês falado no país, há proximidades e diferenças com o francês falado na França. No dia 18/03, a Profª Fernanda Cruzetta, da AF Curitiba, vai ministrar um atelier falando sobre a construção histórica da língua francesa na América do Norte, expressões utilizadas e características linguísticas do francês falado no Canadá. O evento integra a programação da Semana da Francofonia AF Curitiba 2022, é virtual, gratuito e aberto ao público.


Concurso “Conte sua história francófona”

DATA: De 20 a 27 de março no Instagram @afbrasilia

LOCAL: www.instagram.com/afbrasilia/

A Francofonia é composta por pessoas com histórias espalhadas nos cinco continentes. Nesse contexto, a AF-BSB lança o concurso “Conte sua história francófona”… Um convite para inspirar e compartilhar momentos memoráveis, com a possibilidade de ganhar uma bolsa integral de estudos na AF Brasília, válida por um semestre. Experiências numa viagem internacional, intercâmbio linguístico ou programa de estudos em países francófonos são exemplos de boas narrativas a serem contadas. O concurso acontece via Instagram, de 20 a 27/03, com divulgação do resultado no dia 31/03. Para participar, basta publicar um post com uma foto no perfil pessoal, contar a história desse momento, marcar o perfil @afbrasilia e usar a hashtag #francofoniaafbrasilia2022. O/A autor/a da história mais inspiradora terá o convite para estudar francês na AF, um pedaço da França em Brasília.


Debate de ideias sobre o plurilinguismo

DATA: 21/03 | 19h

LOCAL: Canal Youtube AF – POA

Debate de ideias sobre o plurilinguismo, com transmissão pelo canal do YouTube da AFPOA. Convidados: Mariana Favre Fonseca e Juremir Machado da Silva.


Lançamento do terceiro episódio do podcast “Mentes Pesquisadoras -Les têtes chercheuses” – Marie Curie

DATA: 22/30 | 8h

LOCAL: Spotify

Episódio 3 : Marie Curie, uma vida pela ciência Se alguém te diz “mulheres cientistas francesas”, o nome de Marie Curie é provavelmente o primeiro que vem à cabeça. Talvez seja até o único. Mas o que você sabe realmente sobre essa física e química que até hoje é a única pessoa no mundo que obteve dois prêmios Nobel em duas categorias distintas?


As mulheres francófonas

DATA: 22 e 24 de março | 17h30

Inscrições gratuitas

Sala Google meet

O Brasil é um país de grande diversidade cultural com diversas questões sociais que devem ser enfrentadas. Nesse período de reclusão, a situação da mulher brasileira tornou-se ainda mais frágil do que antes, pois sofre com a violência masculina que se impõe em casa ou com a perda do emprego, pois geralmente lhe é atribuída a educação dos filhos. Neste mês da Francofonia e também o mês em que celebramos as mulheres, prestamos homenagens às mulheres menos conhecidas e invisíveis, que lutaram por um ideal ou para se poderem expressar, plácidas ou combativas e que deixaram sua marca na história do Brasil ou de outros países francófonos.

Apresentamos : “Olympe de Gouges, uma mulher revolucionária: a escrita e o combate pela igualdade”; “As mulheres pintoras impressionistas”;  Anita Garibaldi, uma mulher a frente do seu tempo.


Choix Goncourt Brésil: leitura, reflexão e prática

DATA: 23/03 | 16h30

LOCAL: Canal Youtube

O evento é um convite ao lançamento do dossiê especial “Choix Goncourt Brésil”, que será publicado na revista “Caleidoscópio” por ocasião da Semana da Francofonia. Este arquivo especial reúne textos de alunos e professores de universidades brasileiras que participaram da leitura, reflexão e deliberação final, ocasião em que foi revelada a escolha da obra preferida dos leitores brasileiros. Os textos estão organizados em quatro eixos: artigos científicos, relatos de experiência, resenhas e traduções, e divulgam este projeto que promove a leitura em língua francesa. Assim, o convite destina-se a todos os alunos e professores dos cursos de Letras, mas também a todos os que se interessem pela literatura contemporânea em francês.


Encontro de professores de línguas & Semana da Francofonia

DATA: 23/03 | 17h

LOCAL: Página Instagram

Na ocasião da Semana da Francofonia, a APFERJ organiza o webinário: “Fórum de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro e MOVEPLU: organizações em defesa do plurilinguismo”, apresentado por Rita de Cássia da Silva Nogueira. Este evento visa discutir as políticas linguísticas educativas brasileiras e apresentar as iniciativas desses coletivos com vistas à promoção e à defesa do plurilinguismo no Brasil.


Atelier – Vídeo-degustação em Francês

DATA: 23/03 | 18h45

LOCAL: Online, por videoconferência via Zoom

Inscrição prévia até 18/03

Direto de sua casa, você poderá participar de um atelier de degustação de vinhos on-line e gratuito, realizado pela Aliança Francesa de Brasília em parceria com a associação Le Sentier des Arômes. Diretamente de Bordeaux, a enóloga Laurence Galli mediará a oficina por videoconferência para estudantes de nível B1+. O atelier permitirá aos inscritos: aprender técnicas de degustação; descobrir novos sabores de uvas; classificar sabores e aromas; adquirir repertório lexical nos campos dos sentidos, das cores, das frutas e dos vegetais; e, por fim, o mais importante… Sentir os sabores, os aromas e os sentimentos causados pelos vinhos experimentados. Observação: antes do dia da oficina, os inscritos receberão uma lista com a indicação de três categorias de vinhos com diferentes faixas de preço, disponíveis nos supermercados brasileiros, a serem comprados para a realização da atividade.


Conferência de Encerramento do Ciclo de Debates sobre Literaturas de Língua Francesa

Data: 24/03 | 16h

Inscrições: Formulário

Local: Canal do Youtube

Conferência de Encerramento do Ciclo de Debates sobre Literaturas de Língua Francesa Título da conferência: 40 anos de estudos de literaturas francófonas no Brasil Profa. Dra. Eurídice Figueiredo

O Ciclo de Debates sobre Literaturas de Língua Francesa: fevereiro e março de 2022 é uma atividade que visa a partilhar conhecimentos a respeito das literaturas escritas em língua francesa produzidos e publicadas nos quatro grandes continentes e nos três grandes oceanos do planeta Terra. Tendo o seu nascedouro nas discussões originadas nas aulas da disciplina Literaturas Francófonas, do curso de Letras Língua Portuguesa e Língua Francesa, da UFCG, tal atividade é realizada em parceria com a Associação de Professores de Francês da Paraíba.

A proposta deste Ciclo é partilhar com um público geral a riqueza e a diversidade das literaturas de língua francesa produzidas para além da França hexagonal Ademais, busca-se divulgar entre um maior número de leitores, a literatura dita “francófona”, além de se discutir sobre o mercado editorial e as traduções de obras de vários países. Contamos com a presença de grandes nomes, professores e pesquisadores do assunto de todo o Brasil.


Como estudar em países francófonos

Data: 24/03 | 18h

Local: Canal do Youtube

Quer saber como estudar em países francófonos e abrir um leque de oportunidades profissionais e acadêmicas? Assista a palestra “Como estudar em países francófonos”, organizada pela Wallonie-Bruxelles Internacional (Bélgica francófona), Campus France Brasil, Québec, Suíça e Canadá.

A representação da Agência Universitária da Francofonia (AUF) na América Latina também apresentará suas ações.

Este evento é uma ótima oportunidade para você tirar suas dúvidas e se preparar para a mobilidade internacional em países francófonos!
As palestras serão realizadas em português.


FrancEcolab Brasil : Projeto de educação ambiental em língua francesa

DATA: 25/03 | 15h

LOCAL: Canal YouTube IfProfs Brasil  – Sem necessidade de inscrição

Quer transformar seus alunos em ecocidadãos? Assista ao evento e descubra como participar do projeto e concurso FrancEcolab Brasil 2022!

O serviço de cooperação educativa e linguística da Embaixada do Brasil convida você para o evento de lançamento do FrancEcolab 2022. Apresentaremos o projeto, teremos depoimentos dos vencedores da primeira edição, bem como dos parceiros e patrocinadores. O júri 2022 apresentará para você o tema desta edição e as regras para inscrever-se e participar!

Tem ensino de/em francês na sua escola? Então vem com a gente e não perca essa oportunidade de participar de um projeto multidisciplinar, inovador e colaborativo!


O professor de francês e o empreendedorismo digital: acessando o mercado de trabalho

DATA: 25/03 | 19h

LOCAL: Canal Youtube APROFAP

Transformar o conhecimento e a paixão por ensinar a língua francesa, através das mídias digitais, pode ser uma boa saída para o professor e/ou futuro professor de língua francesa a alcançar novas perspectivas de mercado. Assim, em alusão à Semaine de la Francophonie en 2022, a Associação dos Professores de Francês do Amapá – APROFAP – promove o evento, on-line, intitulado: Le professeur du français et l’entrepreneuriat numérique: en accédant au marché du travail, que tem como objetivo compreender, socializar e exemplificar os caminhos e desafios que o professor e/ou futuro professor de língua francesa precisa saber para fazer do empreendedorismo uma alternativa de inserção ao mercado de trabalho.


Concerto em homenagem aos artistas belgas Toots Thielmans e Jacques Brel por Pablo Fagundes Quarteto

DATA: 28/03 | 19h

LOCAL: www.facebook.com/embaixadadabelgica

Temos o prazer de compartilhar com vocês este concerto gravado na Residência da Bélgica em homenagem a dois artistas belgas de renome internacional:

-Toots Thielemans comemoraria seu centenário este ano. Ele tocou em muitos palcos com os maiores artistas do mundo e, notadamente no Brasil, o seu álbum “Projeto Brasil” está completando 30 anos, por isso prestamos esta homenagem ao Toots com algumas das músicas deste álbum.

– Jacques Brel, lenda da canção francófona na Bélgica e em todo o mundo, foi compositor, intérprete e também ator. Ele nos deixou muito cedo, em 1978, mas as suas músicas continuam rodando o mundo e pararam no Brasil para o nosso show da Francofonia.

Détours en Francophonie virtual

DATA: 25/03 | 17h

LOCAL: Sala ZOOM

Haverá uma apresentação virtual, em português, de alguns países francófonos: Bélgica, França, Líbano e SuÍça, pelo viés turístico. Cada país terá entre 10 e 15 minutos de apresentação e logo após, haverá um bate-papo entre o público e os apresentadores.

Sarau virtual de poesia francófona

DATA: 25/03 | 18h

LOCAL: Instagram de L’Apfes e Bartira Zanotelli

Leitura de poemas em francês e comentários.


Clube do livro em francês – Encontro com Adeline Dieudonné em torno do livro “Kérozène”

DATA: 26/03 | 11h

LOCAL: Inscrição prévia

No âmbito da Francofonia 2022, os clubes de leitura em francês da BiblioMaison e da Aliança Francesa de Belo Horizonte se juntam e, com a parceria de Wallonie-Bruxelles International, convidam para um encontro com a autora belga Adeline Dieudonné em torno do seu último romance “Kérozène”

Os participantes na sala zoom serão convidados a fazerem perguntas diretamente à autora Adeline Dieudonné. O encontro acontecerá integralmente em francês SEM tradução para o português.

ATENÇÃO! Vagas limitadas, inscrição prévia obrigatória. Para quem não quiser entrar na sala zoom mas quiser assistir a conversa, o clube será transmitido ao vivo no canal YouTube da BiblioMaison (áudio em francês). O livro está disponível na biblioteca digital Culturethèque

A versão em audiolivro também está disponível