A Mostra de Cinema Francófono acontece nos dias 22, 24 e 25 de março, com projeções às 18h00 e às 20h00, na Aliança Francesa de Botafogo – Rua Muniz Barreto 730. Com uma seleção de filmes inéditos, o evento destaca a pluralidade da língua francesa e sua influência cultural.
O evento é fruto da parceria entre o Consulado Geral da França, o Consulado Geral da Bélgica, o Consulado Geral do Canadá e o Escritório do Québec em São Paulo, o Consulado Geral do Líbano e o Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro e conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França, da Aliança Francesa e do Lycée Molière. A mesma mostra será apresentada no Lycée Molière, junto a outros eventos do dia da Francofonia no Rio, no dia sábado 26 de março, das 10h00 às 16h00.
Todos legendados em português e com entrada franca.
Programação
TERÇA 22/03
18h | A língua é uma história de amor (La langue est donc une histoire d’amour)

De Andres Livov. 2019. Canadá.
86 min. Documentário. Classificação: 14.
Idioma: Francês (legendado em português).
Em Montreal, na classe da Sra. Loiseau, novos alunos estão começando o ano letivo. Quer venham da Síria, Nepal, Afeganistão ou Djibuti, seus conhecimentos de francês são pobres ou inexistentes. Em contato com o professor empático e apaixonado, estes adultos que sonham com uma vida melhor, e alguns dos quais nunca haviam ido à escola antes, se familiarizam com a cultura de seu país anfitrião.
20h | O melhor país do mundo (Le meilleur pays du monde)

De Ky Nam Le Duc. 2021. Québec
Idioma: Francês (legendado em português).
110 min. Drama. Classificação: 14
Sob o domínio de um governo de extrema direita, uma província deve fechar suas fronteiras. Refugiados e imigrantes são duramente atingidos.
QUINTA 24/03
18h | Sob o céu de Alice (Sous le ciel d’Alice)

De Chloé Mazlo. 2021. Líbano
90 min. Gênero. Classificação: 14
Idioma: Francês (legendado em português).
Nos anos 50, a jovem Alice deixa a Suíça para o ensolarado e exuberante Líbano. Lá, ela se apaixona por Joseph, um astrofísico que sonha em mandar os primeiros libaneses para o espaço. Alice rapidamente encontra seu lugar na família de Joseph. Mas depois de alguns anos de dolce vita, a guerra civil invade o paraíso deles.
20h | Os Intranquilos (Les Intranquilles)

De Joachim Lafosse. 2021. Bélgica, Luxemburgo, França.
118 min. Drama. Classificação: 12.
Idioma: Francês (legendado em português).
Leila e Damien se amam profundamente. Apesar de sua bipolaridade, ele tenta continuar sua vida com ela sabendo que talvez nunca seja capaz de lhe dar o que ela quer.
SEXTA 25/03
18h | A Família (La Mif)

De Frédéric Baillif. 2021. Suíça.
110 min. Drama. Classificação: 14.
Idioma: Francês (legendado em português).
Dentro de uma casa de acolhimento, vive um grupo de meninas adolescentes com seus educadores. A convivência entre elas se assemelha à de uma família, já que elas não escolheram viver juntas sob o mesmo teto. O sistema rígido e retrógrado é revelado após um incidente desencadear uma sequência de acontecimentos.
SEXTA 25/03
20h | Petit Pays

De Eric Barbier. 2020. Ruanda, França.
113 min. Drama. Classificação: 16.
Idioma: Francês (legendado em português).
Nos anos 90, um menino vive no Burundi com seu pai, um empresário francês, sua mãe ruandesa e sua irmãzinha. Ele passa seu tempo brincando com seus colegas de classe até o início da guerra civil, acabando com a inocência da sua infância.